terça-feira, 14 de outubro de 2008

Jogos Abandonwares: A magia dos jogos antigos

Nos meus tempos de adolescência, nos anos 90 mais precisamente, eu adorava (e ainda gosto) jogos de computador. Os jogos de PC antigos são os melhores com vários destaques como Doom, Duke Nukem 3D ou até Prince of Persia 1. Esses jogos atuais têm gráficos surpreendentes, mas às vezes não divertem tanto como os clássicos, ficando só com a parte estética. Na internet existem os chamados abandonwares que são jogos e programas de PC antigos no qual podem ser baixados pelo simples motivo da perda do direito de exploração do produto por parte do desenvolvedor por ter passado vários anos desde o lançamento ou então pela desistência da vantagem econômica sobre a marca. Isso tudo é muito bom, mas cuidado, usar e distribuir jogos e programas de computador é uma prática ilegal. Para ser considerado um abandonware o desenvolvedor tem que desistir dos direitos de exploração financeira e liberar para uso livre e público. Há muitos sites que distribuem abandonwares na internet, mas eu recomendo o Abandonia por causa da sua política de não disponibilizar todos os jogos mencionados nele, porque alguns ainda são vendidos ou são protegidos.

4 comentários:

"" Meu Mundo, minha vida. "" disse...

Poxa, quero jogar esse aew.
Onde está o link?

Unknown disse...

Prince é muito legal, eu jogava também.
É uma pena ver que esses jogos foram descartados pelos próprios criadores. São clássicos que poderiam ser relançados e fazer muito sucesso. Mas hoje a indústria de games só pensa no mais belo e deixa o mais divertido de lado.

João Gilberto disse...

Já adicionei o link.

Zenaku disse...

é lógico que "clássico é clássico" quando um jogo se torna uma clássico ele esta imortalizado para sempre na memória daqueles que passaram horas e hora jogando e se divertindo com a aventura de ser o personagem principal da histora, mas a industrial atual ja produzi novos clássico que sem duvida seram imortalisados pela a mente dos jogadores, jogos como:tekken,soul calibur,starcraft,devil may cry e god of war que na minha humilde opinião já são clássicos.