segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Guerra das Navegadores Parte II: Internet Explorer Parte 2


E novamente seguimos falando sobre os Navegadores, toda segunda-feira estaremos postando um pedaço. Esperamos que estejam gostando.

Com o lançamento da versão 7 do navegador, o nome oficial foi então alterado de
Microsoft Internet Explorer para Windows Internet Explorer, por causa da integração com a linha Windows Live (o antigo MSN). No Windows Vista ele é chamado oficialmente de Windows Internet Explorer in Windows Vista e, no Windows XP, de Windows Internet Explorer for Windows XP.

Versões

Atualmente o
IE possui 8 versões, esta ultima ainda está sendo desenvolvida e será lançada em breve. Segue uma pequena relação de todas versões e suas atualizações.
Primeira versão: Agosto de 1995.
Segunda versão:
Novembro de 1995.
Terceira versão:
Agosto de 1996, foi uns dos primeiros browsers, a suportar o CSS. Foi introduzido o suporte ao ActiveX, JavaScript. As novidades são consideráveis, tanto que o Internet Explorer 3 passou a ser concorrente do Netscape, o browser mais usado na época. Teve também a primeira mudança significativa na interface.
Quarta versão:
Setembro de 1997, apresentou como novidades a integração completa com o sistema operacional e a tecnologia push (sistema de distribuição de conteúdo), tornando-se concorrente não só do Netscape mas também de softwares como o PointCast (que fazia o upload das notícias para o computador do usuário, em freqüencias programáveis.).
Quinta versão:
Março de 1999, foi introduzido o suporte à linguagem XML, XSL, MHTML. O Internet Explorer 5 é encontrado no Windows 98 SE e no Windows 2000. Em julho de 2000, é lançado o Internet Explorer 5.5, juntamente com o Windows ME.
Sexta versão:
Agosto de 2001, juntamente com o Windows XP. Nessa versão há um melhor suporte ao CSS level 1, DOM level 1 e SML 2.0. Em Setembro de 2002 é lançado o (SP1) e em agosto de 2004 é lançado o Service Pack 1Service Pack 2 (SP2), oferecendo maior segurança com recursos como "Bloqueador de PopUps", proteção contra downloads potencialmente nocivos, entre outros.
Sétima Versão:
Lançado em Julho de 2005, em versão Beta. A versão final dele foi finalmente lançada em 18 de outubro de 2006. É a versão que possui a maior melhoria gráfica dentre todas as outras, e trouxe consigo vários novos recursos como: Diminuição da integração com o Windows, passando a ser uma aplicação independente; Privacidade e Segurança aprimoradas; Modo de segurança opcional; Modo Protegido; Suporte a navegação através de abas/guias (aproveitando o sucesso desse recurso no Mozilla Firefox); Tecnologia Anti-Phishing; Suporte à linguagem RSS 2.0 (Really Simple Syndication); Mecanismo de pesquisa embutido na interface com suporte a diferentes provedores de busca; Ferramenta de impressão drasticamente melhorada e com novos recursos inclusos; Ferramenta de zoom para facilitar a visualização de páginas e imagens; Maior suporte aos padrões da Web especificados pela W3C;
Oitava Versão:
Já surgiram várias noticias sobre a oitava versão do IE, uma delas, é que, uma build da nova versão passou no teste Acid2 (teste pra saber se o navegador consegue exibir um smiley feito em web standards); sendo que nenhuma versão anterior do IE passava neste teste.

A
Microsoft liberou um beta da nova versão no primeiro semestre de 2008, denominado Internet Explorer 8 Readiness Toolkit. Na próxima Segunda-feira falaremos um pouco do Netscape.

Nenhum comentário: